Data: 10-10-2014
Criterio: B1ab(i,iii)+2ab(i,ii,iii)
Avaliador: Rodrigo Amaro
Revisor: Luiz Santos
Analista(s) de Dados: Roberta Hering
Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago
Especialista(s): Gustavo Martinelli
Justificativa
Erva de ocorrência restrita em Cerrado, desenvolve-se em áreas de Campos Rupestres sobre afloramentos rochosos (Oliveira et al., 2009; Valls & Oliveira; CNCFlora, 2013). Ocorre no estado de Goiás, nos municípios de Pirenópolis (Serra dos Pireneus), Mossâmedes (Reserva Biológica Serra Dourada) e Niquelândia. No Distrito Federal é encontrada na Reserva Ecológica do IBGE em Brasília (Oliveira et al., 2009; Valls & Oliveira; CNCFlora, 2013). Apresenta EOO de 974 km² e AOO estimada em 16 km² e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça, considerando os municípios de ocorrência. Apesar de apresentar subpopulações dentro de Unidades de Conservação, suspeita-se que a espécie sofra com a perda da qualidade do hábitat, além do declínio contínuo da EOO e AOO, em consequência das pressões antrópicas como a mineração, a agricultura e agroindustria e a silvicultura extensiva de Eucaliptus (Minette et al., 2008; Prefeitura Municipal de Pirenópolis; IBGE, 2013).
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Paspalum petrense A.G.Burm.;
Família: Poaceae
Espécie descrita em Kew Bull. 35(2): 297. 1980
Endêmica do Brasil, ocorre na região Centro-oeste (Valls & Oliveira, 2013), no estado de Goiás, na Serra dos Pireneus, município de Pirenópolis (T.S. Filgueiras 430); no município de Mossâmedes na Reserva Biológica Serra Dourada-Cerradão (J.A. Rizzo 11345); no Distrito Federal, ocorre em Brasília, na Reserva Ecológica do IBGE (F.C.A. Oliveira 718).
Erva perene, ereta, de 60 cm a 80 cm de altura, ocorre no Cerrado, em Campos Rupestres e sobre Afloramentos Rochosos; em substrato terrícola e rupícola (Burman, 1980 apud Oliveira et al., 2009; Valls & Oliveira, 2013),
Encontrada fértil em abril (Burman, 1980 apud Oliveira et al., 2009).
3.2 Mining & quarrying
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
A região de Pirenópolis ficou conhecida pela grande quantidade de ouro, sendo, atualmente, também conhecida pela produção do quartzito,chamado Quartizito de Goiás ou Pedra de Pirenópolis (PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRENÓPOLIS, 2014). Niquelândia é um dos municípios mais antigos do estado de Goiás, tendo surgido com a notícia da descoberta do ouro, possuindo, atualmente, uma das maiores reservas de níquel do mundo (IBGE, 2013). São 120 minérios explorados, sendo entre os principais, além do níquel e subprodutos, o ouro, o cobre, o cobalto, a mica, o ferro, o manganês, o cristal, o amianto, o diamante, o quartzo, o calcário, o mármore, o urânio e outros minerais radioativos (IBGE, 2013). Em Corumbá há exploração das reservas de calcário, usado na indústria do cimento e, de outros minérios (PREFEITURA DE CORUMBÁ, 2014).
2.1 Annual & perennial non-timber crops
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
O Cerrado é um ambiente extremamente explorado, especialmente, pela agricultura modernizada, que em menos de trinta anos, modificou drasticamente a paisagem de Goiás e Mato Grosso, com destaque para os extensos chapadões que se tornaram imensos "mares" de soja (Mesquita & Diniz, 2004), levando a eliminação de grande parte da vegetação nativa (Silva, 2010). Em Pirenópolis, destaca-se a fruticultura, produção de arroz, cana de açúcar, milho, seringueira e, mais recentemente, a produção de mandioca (PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRENÓPOLIS, 2014). A agricultura se destaca como uma das principais atividades econômicas do município de Mossâmedes na região da Serra Dourada (IBGE, 2014).
2.3.3 Agro-industry grazing, ranching or farming
Incidência
regional
Severidade
high
Detalhes
Cerca de 20% das terras nos municípios do entorno do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é utilizada para a formação de pastagens, sendo a pecuária muito preocupante para a conservação do Cerrado, pois se trata de uma atividade muito comum no estado de Goiás (MMA/ICMBIO, 2009). Pirenópolis destaca-se na criação de gado para corte e produção leiteira (PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRENÓPOLIS, 2014).
7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência
regional
Severidade
high
Detalhes
O fogo é uma grande ameaça na região da Chapada dos Veadeiros (MMA/ICMBIO, 2009). As modificações na paisagem por causa da produção agrícola e pecuária, tem sido considerada a principal causa de degradação do Cerrado e tem causado um aumento na frequência de fogo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e, provavelmente, alterado a capacidade de recuperação de elementos da biota mais sensíveis a esse distúrbio (Fiedler et al., 2006).
8.4.2 Named species
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
O capim-gordura, Mellinis minutiflora, assim como diversas espécies de braquiária (Urochloa sp.), ameaçam a diversidade natural do Cerrado no na Chapada dos Veadeiros, sendo igualmente comum em muitas outras regiões (Ziller, 2001).
1 Residential & commercial development
Incidência
regional
Severidade
very high
Detalhes
As Unidades de Conservação do DF ocupam o total de 42% de sua área física, mas muitas dessas áreas, inclusive as Áreas de Proteção Ambiental, encontram-se invadidas por edificações ilegais, o que leva a contaminação e assoreamento dos corpos d‘água e conseqüente queda da biodiversidade (Assunção & Felfili, 2004).
5.1.2 National level
Situação: on going
Observações: O município de Pirenópolis é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), de acordo com o IBGE (2013).
3.4 Ex-situ conservation
Situação: on going
Observações: A espécie foi coletada na Reserva ecológica do IBGE em cultivo a partir de muda estéril (F.C.A. Oliveira 718).
1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: Espécie coletada na Reserva Biológica da Serra Dourada-Cerradão (J.A. Rizzo 11345).
- VALLS, J.F.M.; OLIVEIRA, R.C.de. 2013. Paspalum in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB32316). Acesso em 21 de setembro 2013.
- OLIVEIRA, R.P.; LONGHI-WAGNER, H.M.; FILGUEIRAS, T. S. et al. Poaceae. In :Plantas raras do Brasil / organizadores, Giulietti, A.M.; Rapini, A.; Andrade, M.J.G. et al – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional. 496 p. : il., fots. color., mapas; 26 cm. Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. ISBN: 978-85-98830-12-4. 2009
- CNCFlora. 2013. Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <www.cncflora.jbrj.gov.,br>. Acesso em 21 agosto 2013.
- IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades@ Niquelândia Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/pesqmun.php?pesqmun=niquelandia >. Acessado em 24 de agosto . 2013
- PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRENÓPOLIS. Economia. Disponível em: <http://www.pirenopolis.com.br/ExibeChamadas.jsp?pkLink=24>. Acessado em 10 jan. 2013.
- MINETTE, L. J.; SILVA, E. N. DA; FREITAS, K. E. DE; SOUZA, A. P. DE; SILVA, E. P. Análise técnica e econômica da colheita florestal mecanizada em Niquelândia, Goiás. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 12, n. 6, p.659-665, 2008.
- IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2013. Cidades@ Niquelândia Disponível em: < http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/pesqmun.php?pesqmun=niquelandia >. Acessado em 24 de agosto . 2013.
CNCFlora. Paspalum petrense in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Paspalum petrense
>. Acesso em .
Última edição por Lucas Moulton em 02/12/2014 - 13:52:18